Acessibilidade / Reportar erro

Validação de protocolo multiprofissional de cuidados para paciente crítico com delirium

RESUMO

Objetivo:

Validar um protocolo multiprofissional para manejo de pacientes com delirium internados em unidade de terapia intensiva.

Método:

Estudo metodológico com finalidade de verificar junto aos juízes a recomendação dos cuidados propostos no protocolo. Para o processo de validação de conteúdo foi considerado o índice de validade de conteúdo ≥ 0,90.

Resultados:

Dos 48 cuidados submetidos à validação de conteúdo, apenas quatro não obtiveram consenso através do índice de validade de conteúdo. O protocolo multiprofissional para paciente em delirium na unidade de terapia intensiva englobou cuidados referentes ao diagnóstico de delirium, pausa de sedação, mobilização precoce, cuidados para dor, agitação e delirium, orientação cognitiva, promoção do sono, intervenções ambientais e participação da família.

Conclusão:

Os cuidados do protocolo multiprofissional qualificam a assistência prestada ao paciente crítico em delirium, melhorando os desfechos clínicos.

Palavras-chave:
Delírio; Cuidados críticos; Unidades de terapia intensiva; Equipe de assistência ao paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br