Acessibilidade / Reportar erro

Dor total e teoria do conforto: implicações no cuidado ao paciente em cuidados paliativos oncológicos

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre possíveis conexões entre a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba e o conceito de Dor Total de Cicely Saunders e suas implicações no cuidado ao paciente em cuidados paliativos oncológicos.

Método:

Estudo teórico-reflexivo baseado em revisão de literatura realizada em maio de 2020, nas bases de dados PubMed e LILACS que buscou responder à questão: “Existem conexões teórico-conceituais entre a Teoria do Conforto de Kolcaba e o conceito de Dor Total de Saunders?”

Resultados:

O conhecimento dos conceitos apresentados permite redirecionar o foco do cuidado para ações individualizadas com fortalecimento do paciente e sua participação nas escolhas das intervenções de conforto.

Conclusões:

Compreender as conexões entre o conceito e teoria apresentados proporciona ao paciente em cuidados paliativos oncológicos um cuidado individualizado e qualificado, focado na pessoa e não na doença podendo contribuir para uma maior resolutividade das intervenções de enfermagem direcionadas para o alívio do sofrimento.

Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Conforto do paciente; Cuidados paliativos na terminalidade da vida; Cuidados paliativos; Dor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br