Acessibilidade / Reportar erro

Elementos de segurança e compreensão de orientações na alta em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

RESUMO

Objetivo:

Comparar elementos de segurança e a compreensão de orientações na alta da Unidade Terapia Intensiva Neonatal entre hospitais público e privado.

Método:

Estudo transversal, desenvolvido em duas Unidades Terapia Intensiva Neonatal do Centro-Oeste do Brasil. Foram empregados o Checklist para segurança do paciente no preparo para alta da Unidade Terapia Intensiva Neonatal e a Escala de Avaliação da Compreensão do Paciente sobre Orientações de Alta a uma amostra (n=105) de cuidadores dos neonatos. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

O item do Checklist “cuidados com a pele e higienização corporal” obteve maior conformidade no setor privado (96,9%) que no público (73,2%) (p-valor<0,000) e a compreensão de orientações de alta teve média geral de 62,9±8,3 pontos, sem diferença significativa entre os locais.

Conclusão:

O atendimento a elementos de segurança e a compreensão de orientações na alta foram equânimes entre os hospitais.

Palavras chave:
Alta do paciente; Comunicação em saúde; Recém-nascido; Segurança do paciente; Unidade de terapia intensiva neonatal

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br