Acessibilidade / Reportar erro

Identidade profissional das enfermeiras em tempo de pandemia: novos/velhos desafios a partir da mídia jornalística

RESUMO

Objetivo:

Analisar aspectos relacionados à identidade profissional das enfermeiras durante a pandemia da COVID-19 a partir de conteúdo jornalístico.

Método:

Estudo qualitativo, documental e retrospectivo, com 51 reportagens da Folha de São Paulo com recorte histórico entre março e dezembro de 2020. A organização dos dados se deu pelo ATLAS.ti, com Análise de Conteúdo Temática e discussão na perspectiva sociológica de Claude Dubar.

Resultados:

Três categorias foram constituídas: a Identidade capturada pelas imagens refletidas no texto; Identidade simbolizada pelo apoio das enfermeiras a quem precisa de cuidado e; Identidade como um valor social do trabalho das enfermeiras.

Conclusão:

Apesar da imagem ainda errônea e o contexto difícil, o compromisso com a população, a forma de cuidar e a cientificidade garantiram visibilidade e possibilitaram uma identidade mais empoderada e segura de seu papel na sociedade.

Palavras-chave:
Enfermagem; COVID-19; Papel profissional; Pandemias; Meios de comunicação de massa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br