Acessibilidade / Reportar erro

Rede intersetorial para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes em contexto de ruralidade

RESUMO

Objetivo:

Analisar a rede intersetorial construída a partir da Atenção Primária à Saúde em contexto rural para enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Método:

Pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico e metodológico o Paradigma da Complexidade. Participaram dezessete profissionais de saúde de duas Unidades de Saúde da Família rurais de um município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de mapas mínimos da rede institucional e grupos focais, em maio e junho de 2019; foram analisados tematicamente.

Resultados:

Emergiram duas categorias intituladas “Não é inexistente, mas é complicada” e “A gente está sempre na linha do tiro”. A existência de uma rede fragilizada; a atenção pautada pelo viés biomédico; a fragmentação no cuidado foram características presentes no cuidado às famílias.

Considerações finais:

A ausência de um cuidado em rede ficou evidente, gerando isolamento e sobrecarga da unidade de atenção básica que é potencializada pelas características da ruralidade.

Palavras-chave:
Violência doméstica; Criança; Adolescente; Rede social; Atenção primária à saúde; Serviços de saúde rural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br