Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes, crenças e barreiras para a adesão à dieta hipossódica em pacientes com insuficiência cardíaca

RESUMO

Objetivos:

Identificar atitudes, crenças e barreiras para a adesão à dieta hipossódica em pacientes com Insuficiência Cardíaca e fatores associados.

Métodos:

Estudo transversal com 41 indivíduos. Utilizou-se o Questionário de Restrição de Sódio na Dieta. Para análise aplicou-se o teste de Fisher.

Resultados:

As atitudes basearam-se nas relações familiares e com profissionais; nas crenças destacou-se acreditar na dieta para melhoria da saúde. Como barreiras, encontrou-se empenho insuficiente para mudança dietética e sabor dos alimentos com pouco sal. Associou-se à adesão entre os componentes fatores como: renda, percepção da melhora cardíaca com a dieta, histórico familiar de insuficiência renal e cardíaca e adesão familiar à dieta.

Conclusões:

As atitudes e crenças identificadas referem-se, respectivamente, às relações sociais e à confiança na dieta para melhorar a condição de saúde. As barreiras foram: empenho insuficiente em modificar a dieta e a palatabilidade alimentar. Fatores econômicos, familiares e clínicos estiveram associados à adesão hipossódica.

Palavras-chave:
Enfermagem; Insuficiência cardíaca; Dieta hipossódica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br