RESUMO
Objetivo:
Verificar se a participação em oficinas educativas sobre vínculo com o feto influencia a adoção de práticas de interação com o bebê pelas gestantes.
Método:
Ensaio clínico randomizado realizado em ambulatório de saúde. O grupo experimental participou de oficinas educativas desenvolvidas para o casal grávido, e o grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual. As práticas de interação com o feto foram avaliadas antes e depois da intervenção.
Resultados:
Participaram do estudo 19 gestantes. Houve correlação positiva entre a maior idade gestacional e a interação com o feto (p=0,016), bem como com a menor a idade materna e a prática de mexer ou cutucar o bebê (p=0,019). Houve aumento das práticas de interação com o feto tanto no grupo controle quanto no experimental (p= 0,024).
Conclusão:
As oficinas educativas são estratégias de compartilhamento de saberes sobre as competências sensoriais do feto e as práticas fortalecedoras do vínculo e do desenvolvimento infantil desde a gestação.
Palavras-chave:
Ensaio clínico; Educação em saúde; Enfermagem materno-infantil; Poder familiar; Relações materno-fetais; Desenvolvimento infantil