Acessibilidade / Reportar erro

A utilização da noção de vulnerabilidade na produção de conhecimento sobre tuberculose: revisão integrativa

La utilización de la noción de vulnerabilidad en la producción de conocimiento sobre tuberculosis: revisión integrativa

RESUMO

Objetivo

Identificar como a noção de vulnerabilidade é tratada nas publicações científicas nacionais e internacionais que abordam a problemática da tuberculose.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, United States National Library of Medicine e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações mediante uso dos descritores Tuberculose and Vulnerabilidade; Tuberculosis and Vulnerability.

Resultados

Cinquenta e oito estudos, publicados entre 1992 e fevereiro de 2014, foram selecionados, dando origem a três categorias de análise.

Conclusões

A articulação entre tuberculose e a noção de vulnerabilidade ainda não está suficientemente consolidada na literatura nacional e internacional. Isto se constitui em entrave para o alcance das transformações epistemológicas e pragmáticas necessárias para que as intervenções neste campo obtenham melhores resultados.

Tuberculose; Vulnerabilidade em saúde; Revisão; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br