Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de pessoas usuárias da Atenção Primária à Saúde sobre violência: estudo de gênero

RESUMO

Objetivo:

Analisar a estrutura e os conteúdos das representações sociais das pessoas usuárias da atenção primária à saúde sobre violência.

Método:

Estudo qualitativo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado nas unidades de saúde de Rio Grande com 150 pessoas entre janeiro e abril de 2019 por meio de evocações livres e entrevistas, tratadas por software e análise contextual, respectivamente.

Resultados:

Violência contra pessoas, violência, violência física, dependência de substâncias e assalto formaram a representação no núcleo central. As pessoas representaram a violência como a interpessoal, incluindo intrafamiliar e urbana. Às mulheres foi relacionada a violência doméstica e o exercício da violência verbal, enquanto nos homens houve maior relação com a violência urbana e uso da violência física.

Considerações finais:

Por meio da representação social da violência, torna-se possível a reflexão sobre a temática no cenário da atenção primária à saúde, contribuindo para a elaboração de estratégias e ações direcionadas.

Palavras-chave:
Violência; Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família; Gênero e saúde; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br