Acessibilidade / Reportar erro

Danos à saúde dos trabalhadores de enfermagem em um serviço de hemodiálise

Daños a la salud de los trabajadores de enfermería en un servicio de hemodiálisis

RESUMO

Objetivo

Mensurar os danos à saúde relacionados ao trabalho e associá-los com as características sociolaborais de trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise do Sul do Brasil.

Método

Pesquisa quantitativa, realizada com 46 trabalhadores. Utilizou-se um questionário autopreenchível com dados sociolaborais e a Escala de Danos Relacionados ao Trabalho. Realizou-se a análise descritiva, bivariada e correlacional, com níveis de significância de 5%, usando os programas Epi-info® e Predictive Analytics Software.

Resultados

Os danos físicos, psicológicos e sociais foram avaliados como suportáveis, sendo identificada associação com a satisfação com a remuneração atual e afastamento do trabalho para tratamento de saúde (p< 0,05). As dores nas costas (3,74±2,04) e nas pernas (3,48±2,10) foram consideradas graves. Houve correlação direta entre os danos à saúde (r> 0,31, p< 0,05).

Conclusão

Apesar da avaliação positiva dos danos à saúde na população estudada, reitera-se a necessidade de medidas que favoreçam a saúde dos trabalhadores.

Enfermagem; Saúde do trabalhador; Diálise renal; Enfermagem em nefrologia; Trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br