Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de familiares e cuidadores quanto à segurança do paciente em unidades de internação pediátrica

Percepción de familiares y cuidadores cuanto a la seguridad del paciente en unidades de internación pediátrica

Resumo

OBJETIVO

Conhecer a percepção de familiares e cuidadores quanto à Segurança do Paciente em unidades de internação pediátrica.

MÉTODO

Estudo qualitativo exploratório-descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 cuidadores, em três áreas de internação pediátrica de hospital universitário do sul do Brasil, entre junho e agosto de 2016. A análise de conteúdo temática foi realizada com auxílio do QSR NVivo 11.0.

RESULTADOS

Foram identificados nove temas, agrupados em duas categorias: “Pressupostos de segurança do paciente”, descrevendo conhecimentos que os cuidadores relacionaram à segurança do paciente e a necessidade de inclusão e parceria da família; e “Protocolos de segurança do paciente implementados na instituição”, destacando falas coerentes com protocolos já estabelecidos no hospital que promovem segurança.

CONCLUSÕES

As percepções dos cuidadores referentes a segurança do paciente em unidades de internação pediátrica demonstram que estes absorvem orientações que favorecem o cuidado seguro, embora não tenham um conhecimento formal a respeito do assunto.

Palavras-chave:
Segurança do paciente; Cuidadores; Família; Criança hospitalizada

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br