Acessibilidade / Reportar erro

Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados

Ideación suicida en universitarios del área de la salud: prevalencia y factores asociados

Resumo

Objetivo:

Identificar prevalência e fatores associados da ideação suicida em universitários da área da saúde.

Método:

Estudo transversal, com 142 universitários da área da saúde de instituição pública de Teresina-Piauí-Brasil. Utilizou-se Escala de Ideação Suicida e questionário para caracterização. Realizou-se teste qui-quadrado, exato de Fisher, cálculo da Odds-Ratio, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman. Adotou-se nível de significância de 0,05.

Resultados:

A prevalência de ideação suicida foi 22%, sobretudo, entre homens, solteiros e com vínculo empregatício. Uso de álcool, tabaco e outras drogas, histórico de bullying, tentativa de suicídio e não estar no curso desejado estão associados a ideação suicida. Observou-se que quanto maior o escore da escala menor o rendimento acadêmico. Universitários do curso de psicologia possuem maior extensão da motivação e planejamento do comportamento suicida.

Conclusão:

Alta prevalência de ideação suicida entre universitários da área de saúde e fatores associados reforçam a necessidade de estratégias de intervenção nas universidades.

Palavras chaves:
Ideação suicida; Estudantes de ciências da saúde; Saúde Mental.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br