Acessibilidade / Reportar erro

Tuberculose e diabetes mellitus: perfil sociodemográfico e clínico em municípios brasileiros

RESUMO

Objetivo

Analisar o perfil sociodemográfico e clínico dos casos de tuberculose com Diabetes Mellitus em municípios brasileiros dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte.

Método

Estudo transversal, cuja população constituiu de casos de tuberculose notificados entre os anos de 2010 a 2014. Foram coletados dados de fontes secundárias. Na análise dos dados, foram utilizadas técnicas de análise descritiva e análise de correspondência múltipla.

Resultados

A prevalência de diabetes entre os casos de tuberculose variou de 4,5% a 13,4% nos municípios. Foram observadas evidências de associação entre comorbidade tuberculose/diabetes e população feminina, idade de 61 anos ou mais, baixa escolaridade, HIV/Aids negativo, maior tempo de tratamento, tratamento autoadministrado e cura.

Conclusão

Estudo mostrou maior desfecho cura no perfil das pessoas com comorbidade tuberculose/diabetes mesmo entre aquelas em regime autoadministrado, o que poderia favorecer a elaboração de diretrizes específicas para o manejo da tuberculose nessas pessoas.

Palavras-chave
Tuberculose; Diabetes mellitus; Perfil de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br