Acessibilidade / Reportar erro

Análise do acesso à rede de atenção psicossocial para usuários de álcool e outras drogas da zona rural

RESUMO

Objetivo:

Analisar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial para os moradores da zona rural com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Método:

Pesquisa qualitativa, baseada no referencial da Avaliação de Empoderamento. A coleta de dados ocorreu de março a dezembro de 2017, e foi realizada através da triangulação de métodos qualitativos com 42 trabalhadores da rede de um município do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise dos dados foi realizada pela análise temática.

Resultados:

Identificam-se os desafios do acesso, devido a questões culturais e à falta de recursos para estruturação da rede na sua conexão com os territórios rurais. As estratégias de apoio para o acesso incluem a articulação com outros serviços por meio do matriciamento.

Conclusão:

O acesso à rede é precário para a prevenção e a continuidade de cuidados. Sugere-se uma maior articulação da rede com as equipes rurais e um investimento na estrutura da rede.

Palavras-chave:
Zona rural; Usuários de drogas; Consumo de bebidas alcoólicas; Acesso aos serviços de saúde; Avaliação em saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br