Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da pedagogia freireana para o ensino da fenomenologia em enfermagem: relato de experiência

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência de aprendizagem discente na disciplina “Fenomenologia, Formação e Pesquisa”, e analisar o planejamento pedagógico de sua problematização no processo de construção do conhecimento, em programa stricto sensu em Enfermagem e Saúde.

Método:

Relato descritivo-analítico do plano de ensino ofertado com enquadramento teórico dos dados sob a perspectiva freireana.

Resultados:

A disciplina foi ofertada a seis discentes na modalidade remota e organizada em três unidades: a primeira composta por cinco encontros síncronos e um assíncrono; a segunda por três encontros síncronos e a terceira com sete síncronos e um assíncrono. Destacaram-se como metodologias aplicadas: aula expositiva de convidados externos,sala de aula invertida e mapa conceitual. Foram abordadas as linhas de pensamento husserliana e heideggeriana. Conclusão: A construção do conhecimento da fenomenologia por pós-graduandos ocorreu de acordo com a estrutura pedagógica de Freire, tendo como destaque, o constructo da problematização.

Palavras-chave:
Filosofia em enfermagem; Hermenêutica; Educação de pós-graduação em enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br