Acessibilidade / Reportar erro

Promoção da saúde de trabalhadores do Consultório na Rua: pesquisa convergente assistencial

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver ação de promoção à saúde do trabalhador do Consultório na Rua.

Método:

Pesquisa qualitativa que utilizou a metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação participante e grupos de convergência, de maio a outubro de 2021. Participaram 39 trabalhadores de seis equipes do Consultório na Rua. A análise dos dados seguiu as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados:

Foram sugeridas como intervenções a serem implementadas algumas práticas integrativas, alongamento, dinâmica em grupo, dança, música, massagem, cinema. Visto a necessidade, desenvolveu-se como intervenção o alongamento reichiano, que favoreceu a tomada de consciência corporal, promovendo bem-estar dos trabalhadores.

Conclusão:

Os trabalhadores apresentaram uma concepção de promoção da saúde relacionada ao acesso aos serviços e à garantia de direitos. O alongamento reichiano proporcionou um espaço de cuidado e reflexão sobre o cuidado e respeito dos limites, favorecendo a tomada de consciência corporal e promoveu o relaxamento.

Descritores:
Promoção da saúde; Saúde ocupacional; Condições de trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br