Acessibilidade / Reportar erro

Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais

Centro quirúrgico: retos y estrategias del enfermero en la administración de las actividades

RESUMO

Objetivo

Analisar os desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais em centro cirúrgico.

Método

Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com seis enfermeiras, mediante a Técnica de Grupos Focais, entre abril e agosto de 2013. As informações foram submetidas à Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Resultados

Os principais desafios apontaram: deficiência de recursos materiais, ruídos de comunicação, adequação de redimensionamento de pessoal e relações com a equipe multiprofissional. As principais estratégias compreendem a construção de espaços de gestão compartilhada para promover a integração entre os profissionais, a resolução de conflitos e o intercâmbio de saberes.

Conclusões

Ponderou-se que as atividades gerenciais envolvem a promoção de momentos dialógicos para articular os diferentes processos existentes no CC, a fim de produzir subsídios para ampliar a segurança e a qualidade nos serviços prestados.

Enfermagem perioperatória; Administração hospitalar; Grupos focais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br