RESUMO
Objetivo:
Analisar os obstáculos para práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família do Distrito de Saúde Leste, Manaus, Amazonas, Brasil.
Método:
Estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Para produção de dados utilizou a técnica Word Café com 26 enfermeiros, entre junho a agosto de 2018. Os dados obtidos foram organizados no software Atlas.ti8 e a análise foi de conteúdo categorial-temática.
Resultados:
As unidades de análise “Obstáculos Organizacionais para Práxis Educativa na Estratégia Saúde da Família” e “Obstáculos Operacionais para Práxis Educativa na Estratégia Saúde da Família” desvelam: dificuldades, tensões, resistências e impossibilidades de adesão a modelos emergentes da organização do trabalho, em geral, e em especial, do trabalho educativo.
Conclusão:
O que se apresenta como obstáculo, é, ao mesmo tempo indicativo de possibilidade de superação e potencialidade para co-criação do trabalho educativo como estratégia de resgate da motivação profissional, e alternativa de pauta na qualificação permanente dos trabalhadores e instituições.
Palavras-chave:
Educação em saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem em saúde comunitária; Atenção primária à saúde; Trabalho