Acessibilidade / Reportar erro

Letramento funcional em saúde e adesão a terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV

RESUMO

Objetivo:

Verificar a relação entre adesão a terapia antirretroviral e o Letramento Funcional em Saúde.

Métodos:

Estudo transversal, realizado no Serviço de Atendimento Especializado, em 2019, utilizando questionários sobre adesão ao tratamento e Letramento Funcional em Saúde em pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana. O questionário para LFS possui questões sobre habilidades numéricas e de interpretação de texto e o de adesão aborda a forma de utilização dos antirretrovirais. A carga viral foi obtida nos prontuários. As associações entre as variáveis foram analisadas pelo teste do Qui-quadrado.

Resultados:

Foram entrevistados 78 pacientes e observada uma associação significativa entre as variáveis adesão ao tratamento e Letramento Funcional em Saúde. A associação entre a adesão à terapia e níveis de carga viral também foi significativa.

Conclusões:

Os dados encontrados mostram associação significativa entre as variáveis, então, quanto menor o letramento funcional em saúde, maior a dificuldade de aderir ao tratamento.

Palavras-chave:
Letramento em saúde; Adesão à medicação; Terapia antirretroviral de alta atividade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br