Título: Eventos adversos associados às práticas de enfermagem (EAAPE) |
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Instruções: Considere serviço/unidade de trabalho o serviço ou departamento do hospital onde trabalha habitualmente. Leia atentamente os enunciados e em cada um assinale apenas um ponto da escala, preenchendo o círculo. Muito Obrigada pela colaboração. |
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Item 1: Os pacientes são adequadamente vigiados. |
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Item 2: As alterações do estado clínico são oportunamente detectadas. |
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Item 3: Existe risco de agravamento/complicações do estado do paciente por déficit de vigilância. |
0,80 |
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Item 4: Existe risco de agravamento/complicações do estado do paciente por julgamento clínico inadequado. |
0,60 |
0,90 |
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0,85 |
Item 5: Os enfermeiros assumem papel de verdadeiros defensores dos interesses do paciente e família. |
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Item 6: Os enfermeiros questionam a prática de outros profissionais quando está envolve o interesse do paciente. |
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Item 7: Os enfermeiros respeitam a privacidade do paciente. |
0,90 |
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0,92 |
Item 8: Os enfermeiros respeitam a confidencialidade do paciente. |
0,80 |
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0,97 |
Item 9: Os enfermeiros delegam suas funções de enfermagem a outros profissionais menos preparados. |
0,60 |
0,80 |
0,70 |
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0,77 |
Item 10: Existe risco de agravamento/complicações no estado do paciente por falhas na defesa dos seus interesses. |
0,80 |
0,90 |
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0,90 |
Item 11: Existe risco de agravamento/complicações no estado do paciente por delegação de funções de enfermagem a pessoal menos preparado. |
0,60 |
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0,77 |
Item 12: O risco de quedas é avaliado para todos os pacientes, de acordo com o protocolo institucional. |
0,80 |
0,90 |
0,90 |
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0,90 |
Item 13: Os procedimentos de prevenção de quedas são ajustados levando-se em consideração a avaliação do risco. |
0,90 |
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0,90 |
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0,95 |
Item 14: A vigilância do paciente é ajustada ao risco avaliado. |
0,70 |
0,80 |
0,80 |
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0,82 |
Item 15: Existe risco de ocorrência de quedas dos pacientes. |
0,80 |
0,80 |
0,80 |
1,00 |
0,85 |
Item 16: Ocorrem quedas de pacientes. |
0,70 |
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0,90 |
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0,90 |
Item 17: No início da internação é realizada uma avaliação clínica global (grau de mobilidade, incontinência urinária/fecal, alterações do estado de consciência, doença vascular, estado nutricional) |
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Item 18: É realizada a inspeção periódica da pele em áreas de risco ou de lesões prévias. |
0,80 |
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0,95 |
Item 19: São utilizadas escalas de estratificação de risco (escalas de Braden e/ou Norton). |
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Item 20: São implementadas medidas preventivas ajustadas aos fatores de risco. |
0,60 |
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0,90 |
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0,87 |
Item 21: Os cuidados gerais com a pele são adequados às necessidades identificadas. |
0,60 |
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0,90 |
Item 22: O suporte nutricional é ajustado às necessidades. |
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0,90 |
Item 23: As mudanças de decúbito/posições são ajustadas as necessidades dos pacientes. |
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Item 24: Existe risco de ocorrência de lesões por pressão |
0,80 |
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0,80 |
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0,85 |
Item 25: Ocorrem lesões por pressão. |
0,80 |
0,90 |
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0,90 |
Item 26: Existe o risco de ocorrência de erros de medicação. |
0,70 |
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0,92 |
Item 27: Ocorrem erros de medicação. |
0,70 |
0,90 |
0,90 |
1,00 |
0,87 |
Item 28: Existirem medicamentos com rótulo e embalagem semelhantes. |
0,80 |
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0,95 |
Item 29: Existirem muitos medicamentos no mesmo horário de aprazamento. |
0,70 |
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1,00 |
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0,92 |
Item 30: A farmácia enviar o medicamento errado. |
0,90 |
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1,00 |
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0,97 |
Item 31: O medicamento não estar disponível em tempo oportuno. |
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Item 32: O enfermeiro ser interrompido durante a atividade. |
0,60 |
0,80 |
0,80 |
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0,80 |
Item 33: Distração do enfermeiro. |
0,80 |
0,60 |
0,70 |
1,00 |
0,77 |
Item 34: Falhas na comunicação sobre mudanças na acomodação dos pacientes (troca de leito). |
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0,90 |
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0,97 |
Item 35: Falhas na comunicação médico/enfermeiro acerca das alterações na prescrição médica. |
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Item 36: Falhas na comunicação (prescrição médica oral ou por telefone). |
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1,00 |
Item 37: Falhas na comunicação (ausência de registro da administração anterior). |
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0,92 |
Item 38: Identificação incorreta do medicamento preparado. |
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0,97 |
Item 39: Não cumprimento dos procedimentos de identificação do paciente. |
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Item 40: Falhas na execução da técnica de administração. |
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Item 41: Ocorrem falhas na vigilância das velocidades de infusões. |
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Item 42: Ocorrem falhas na vigilância dos efeitos da medicação. |
0,80 |
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0,95 |
Item 43: Existe risco de ocorrerem infecções (IRAS). |
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Item 44: Ocorrem infecções (IRAS). |
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Item 45: A higienização das mãos realiza-se: Antes e após o contato com o paciente. |
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Item 46: A higienização das mãos realiza-se: Antes de procedimentos que exijam antissepsia. |
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Item 47: A higienização das mãos realiza-se: Após o contato com sangue e fluidos corporais. |
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Item 48: Os equipamentos de proteção individual (EPI) são selecionados e ajustados aos procedimentos a serem realizados. |
0,70 |
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0,92 |
Item 49: Na manipulação de material perfuro-cortante são evitados procedimentos inadequados como dobrar ou reencapar agulhas, após a sua utilização. |
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0,97 |
Item 50: Os objetos perfuro-cortantes (agulhas, lâminas de bisturi, etc) são acondicionados em recipientes rígidos, localizados próximo da realização do procedimento. |
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1,00 |
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Item 51: A acomodação dos pacientes realiza-se de acordo com a susceptibilidade imunológica e condição clínica do paciente (ex. isolamento de acordo com as necessidades). |
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0,90 |
Item 52: Os resíduos hospitalares são tratados apropriadamente, de acordo com o grupo a que pertencem. |
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0,90 |
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0,97 |
Item 53: A roupa suja é separada conforme o local de procedência, acondicionada em saco próprio e transportada para a lavanderia em carro fechado. |
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0,90 |
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Item 54: A ocorrência de eventos adversos associados às práticas de enfermagem compromete a segurança do paciente. |
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Item 55: Os eventos adversos associados às práticas de enfermagem podiam ser evitados. |
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