Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado de homens trabalhadores informais durante pandemia de COVID-19 à luz da teoria de Orem

RESUMO

Objetivo:

Compreender os requisitos de autocuidado de homens trabalhadores informais na realização de suas atividades durante a pandemia da COVID-19, à luz da teoria de Orem.

Método:

Abordagem qualitativa, de cunho descritivo exploratório. Dados coletados por meio de questionário fechado, com perguntas que remetem aos requisitos de autocuidado e entrevistas semiestruturadas, ambos efetuados em ambiente virtual. Participaram dez homens atuantes no trabalho informal como entregadores e motoristas de aplicativos. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo do tipo temática.

Resultados:

Apresentou-se o diagnóstico dos requisitos de autocuidado executado por cada um dos entrevistados.

Considerações finais:

O trabalho desenvolvido influencia os requisitos de autocuidado da população estudada, sendo possível inferir que na medida em que ocorrem as especializações destes requisitos, estes deixam de ser realizados ou são praticados de modo superficial.

Descritores:
Saúde do homem; Autocuidado; Trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br