Acessibilidade / Reportar erro

Classificações de intervenções e resultados de enfermagem em pacientes com feridas: mapeamento cruzado

Clasificaciones de intervenciones y resultados de enfermería en pacientes con heridas: mapeamento cruzado

RESUMO

Objetivo

Realizar o mapeamento cruzado dos termos referentes às intervenções e aos resultados de enfermagem nos prontuários dos pacientes com feridas em comparação às classificações de intervenções e aos resultados de enfermagem.

Método

Pesquisa observacional, retrospectiva, realizada através de mapeamento cruzado. A amostra foi de 81 pacientes, atendidos no ambulatório de feridas de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em prontuários, entre maio e julho de 2013. As etapas de análise foram: busca por frases descritivas de intervenções e resultados; definição das frequências de aparecimento das frases; agrupamento por sinônimos; comparação dos termos com as taxonomias.

Resultados

Mapearam-se 13 intervenções, destacando-se “Cuidados com lesões” (47,23%), bem como 6 resultados, e o prioritário foi “Cicatrização de feridas: segunda intenção” (45%).

Conclusões

O mapeamento cruzado de intervenções e de resultados de enfermagem em pacientes com feridas sugeriu a realização de inclusões nas taxonomias para adequação à assistência ambulatorial.

Úlcera; Cicatrização de feridas; Processos de enfermagem; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br