Acessibilidade / Reportar erro

Apoio matricial na atenção especializada respaldado no modelo de atenção às condições crônicas: pesquisa avaliativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar o apoio matricial para equipes de saúde na Atenção Ambulatorial Especializada, segundo o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Método:

Pesquisa avaliativa qualitativa, conduzida pelo Modelo de Atenção às Condições Crônicas, realizada de fevereiro a julho de 2020. Para coleta de dados, foram feitas entrevistas com 21 profissionais de saúde, observação da assistência e análise documental do serviço. Os dados foram analisados pela triangulação de dados, com auxílio do software MAXQDA, respeitando todos os aspectos éticos.

Resultados:

O matriciamento proporcionou aproximação entre Atenção Primária e Secundária; implantou a gestão de casos e qualificou a integralidade da assistência às pessoas com condições crônicas. Fragilidades na comunicação e na compreensão das bases teóricas do apoio matricial foram obstáculos para a adequada implementação das estratégias matriciais.

Considerações finais:

O apoio matricial para as equipes de saúde especializadas qualificou a atenção profissional dispensada às pessoas com condições crônicas atendidas no serviço.

Palavras-chave:
Avaliação em saúde; Doença crônica; Atenção secundária à saúde; Enfermagem; Atenção primária à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br