Acessibilidade / Reportar erro

Mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências de validade de conteúdo de mensagens telefônicas frente as medidas preventivas contra a COVID-19.

Método:

Estudo metodológico, em que as mensagens contendo texto e imagem foram desenvolvidas por meio de uma revisão narrativa de literatura e que tiveram seu conteúdo avaliado por oito juízes em relação a clareza, pertinência prática, relevância teórica e vocabulário. Calculou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerou-se com adequadas evidências de validade, as mensagens que alcançaram índices acima de 90%.

Resultados:

Foram desenvolvidas 18 mensagens de texto/imagens contendo informações sobre a COVID-19, higienização das mãos, uso e manuseio das máscaras e a importância do distanciamento social. Após a segunda rodada de avaliação obteve-se um índice de validade de conteúdo acima de 90% em todos os indicadores avaliados.

Conclusão:

As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo.

Descritores:
COVID-19; Prevenção de doenças; Envio de mensagens de texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br