Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade, violência familiar e institucionalização: narrativas de idosos e profissionais em centro de acolhimento social

RESUMO

Objetivo

Conhecer o processo de institucionalização e a condição clínica funcional de idosos que sofreram violência familiar, na perspectiva dos idosos e dos profissionais.

Métodos

Estudo qualitativo, que utilizou a história oral como técnica de coleta de dados. Realizado em instituição de longa permanência para idosos, utilizando roteiro de entrevista semiestruturada. Os participantes foram três técnicos de enfermagem, dois auxiliares de enfermagem, cinco cuidadores de idosos e oito idosos. A análise temática foi realizada com o auxílio do software MAXQDA®.

Resultados

Identificaram-se três categorias: A condição de vulnerabilidade e as necessidades de cuidado dos idosos indicando como intervenção o acolhimento; O sofrimento e a negação das condições de vulnerabilidade; e Situações de violência familiar e os aspectos positivos do acolhimento.

Conclusões

Consideram-se as instituições de longa permanência importantes espaços para o cuidado integral e humanizado, assim como essenciais na proteção de idosos vítimas de violência familiar.

Palavras-chave
Idoso; Maus-tratos ao idoso; Instituição de longa permanência para idosos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br