Acessibilidade / Reportar erro

Adesão terapêutica sob o olhar foucaultiano: saberes/poderes nos Manuais de Controle da Tuberculose no Brasil

RESUMO

Objetivo

Investigar quais saberes emergem nos Manuais de Controle da Tuberculose e como as relações de poder são instituídas para adesão terapêutica.

Método

Pesquisa documental, qualitativa, que analisou cinco manuais publicados entre 2002 e 2019, disponíveis no Website do Ministério da Saúde, a partir do referencial teórico metodológico de Michel Foucault.

Resultados

1. Saberes: a capacitação de recursos humanos; ações de vigilância em saúde; medicalização; e multifuncionalidade dos enfermeiros no enfrentamento dos determinantes sociais da tuberculose. 2. Relações de poder: se articulam entre diferentes sujeitos e instituem disciplinas sobre o corpo e o comportamento da pessoa em tratamento.

Conclusões

Determinados saberes/poderes constituem as ações de adesão terapêutica ao tratamento da tuberculose e normalizam a forma “correta/verdadeira” de se conduzir o controle da doença. Tais condutas remetem à autorresponsabilização, autonomia e empoderamento do sujeito, mas não levam em consideração as inúmeras condições de vulnerabilidade existentes no histórico das pessoas com tuberculose.

Palavras-chave
Tuberculose; Cooperação e adesão ao tratamento; Promoção da saúde; Discurso; Política

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br