Acessibilidade / Reportar erro

Percepções do preceptor sobre o processo ensino-aprendizagem e práticas colaborativas na atenção primária à saúde

RESUMO

Objetivo

Analisar as percepções dos preceptores acerca do processo ensino-aprendizagem, bem como as fortalezas e as fragilidades para implementar as práticas colaborativas na Atenção Primária à Saúde.

Método

Pesquisa qualitativa, desenvolvida entre outubro e dezembro de 2019 com 96 preceptores (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) da Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram obtidos através de questionário e submetidos a Análise de Conteúdo, utilizando o software Maxqda-2020.

Resultados

Foram evidenciadas três categorias: 1. Um novo saber-fazer precisa ser ensinado a quem ensina, 2. o ensinar e o assistir no processo da preceptoria e 3. abordagem centrada na pessoa: paradigma para o trabalho colaborativo revelam dificuldades e tensões no trabalho do preceptor e de práticas colaborativas.

Conclusão

O estudo identificou a necessidade de qualificar os preceptores com novas abordagens para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para o trabalho em equipe e práticas interprofissionais colaborativas no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave
Atenção primária à saúde; Preceptoria; Ensino; Aprendizagem; Relações interprofissionais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br