Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde como participantes de uma pesquisa nacional sobre HPV: um relato de experiência* * Estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) - NUP: 25000.13953/2018-04.

Percepción de los profesionales de la Atención Primaria a la Salud como participantes de una investigación nacional sobre VPH en Brasil: un relato de experiencia

Resumo

Objetivo:

descrever a percepção da coleta de dados realizada por profissionais da Atenção Primária à Saúde como colaboradores da pesquisa nacional POP-Brasil - Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV.

Métodos:

ao todo, 217 profissionais de 119 unidades de saúde participaram do Estudo POP-Brasil, desenvolvido nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Resultados:

os profissionais foram treinados e certificados in loco para a coleta de dados e material biológico de 8.580 participantes; a participação no estudo possibilitou ao profissional reconhecer a importância de seu trabalho.

Conclusão:

a experiência exitosa confirma o quão importante é fazer pesquisa na prática de trabalho, desde que os profissionais sejam treinados e contem com o apoio adequado, pois a rotina de trabalho é compatível com a execução do protocolo de pesquisa.

Palavras-chave:
Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Relatos de Casos

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com