Acessibilidade / Reportar erro

Fatores intervenientes nos indicativos de depressão em idosos usuários das unidades básicas de saúde de Maringá, Paraná, 2017* * Estudo financiado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação (Capes/MEC): Processo no 01P-3372/2017.

Factores intervienientes en los indicativos de depresión en adultos mayores usuarios de las unidades básicas de salud de Maringá, Paraná, Brasil, 2017

Resumo

Objetivo:

analisar os fatores intervenientes nos indicativos de depressão em idosos das unidades básicas de saúde (UBS) do município de Maringá, Paraná, Brasil, em 2017.

Métodos:

estudo transversal, realizado com idosos usuários das UBS de Maringá; utilizou-se um questionário com questões sociodemográficas, a Escala de Depressão Geriátrica (Geriatric Depression Scale [GDS]) e o Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire [IPAQ]); foram analisadas as associações e comparações do indicativo de depressão com as variáveis sociodemográficas e as condições de saúde.

Resultados:

654 idosos participaram do estudo; apresentaram maior indicativo de depressão aqueles com menor renda mensal, percepção de saúde ruim, histórico de quedas e três ou mais comorbidades, enquanto os fisicamente ativos apresentaram menor indicativo de depressão.

Conclusão:

renda mensal e condições de saúde parecem ser fatores intervenientes nos indicativos de depressão; a prática de atividades físicas leves está associada a menor tendência de depressão na terceira idade.

Palavras-chave:
Atividade Motora; Depressão; Estudos Transversais; Geriatria; Envelhecimento

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com