Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade materna na adolescência e juventude: tendência temporal e correlação com cobertura pré-natal na Bahia, 2000-2020

Contribuições do estudo

Principais resultados

Em 2000-2020, a mortalidade materna de adolescentes e adultas jovens apresentou tendência decrescente na Bahia. O maior número de consultas de pré-natal apresentou correlação inversa e significante com mortalidade materna, nos grupos estudados.

Implicações para os serviços

O estudo demonstra a importância da qualidade da assistência obstétrica durante o pré-natal, parto e puerpério, para a redução da mortalidade materna entre adolescentes e adultas jovens, especialmente por causas evitáveis.

Perspectivas

A melhoria dos registros das causas de óbito nos sistemas de informações, a qualificação da atenção obstétrica e investimentos em políticas de saúde sexual e reprodutiva do adolescente deverão contribuir com a redução das mortes maternas.

RESUMO

Objetivo:

analisar a tendência temporal da mortalidade materna e correlacioná-la com a cobertura pré-natal entre adolescentes e adultas jovens, Bahia, Brasil, 2000-2020.

Métodos:

estudo ecológico de série temporal e correlação entre óbitos maternos e consulta de pré-natal aos 10-19 e 20-24 anos, utilizando-se o Sistema de Informações sobre Mortalidade; a tendência foi analisada pela regressão de Prais-Winsten, segundo raça/cor da pele, causas e momento do óbito; para a correlação, utilizou-se o coeficiente de Spearman.

Resultados:

no período, foram registrados 418 óbitos de adolescentes e 574 de adultas jovens; razão de mortalidade materna de 59,7 e 63,2 óbitos/100 mil nascidos vivos, com tendência decrescente significante (-2,2% e -2,9% respectivamente); observou-se correlação inversa entre maior número de consultas e mortalidade materna, nos grupos etários.

Conclusão:

a mortalidade materna apresentou tendência de redução no período, porém com altas proporções de óbito; houve correlação significante entre cobertura pré-natal e mortalidade materna, entre adolescentes e adultas jovens.

Palavras-chave:
Estudos de Séries Temporais; Estudos Epidemiológicos; Cuidado Pré-Natal; Mortalidade Materna; Adolescente; Adulto Jovem

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com