Acessibilidade / Reportar erro

Marcadores de alimentação saudável entre adolescentes da rede municipal de ensino de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2019: estudo transversal

Contribuições do estudo

Principais resultados

Cerca de 3% dos alunos consumiram regularmente os cinco marcadores de alimentação saudável, sendo o feijão o alimento consumido com maior frequência; encontrou-se forte associação entre consumo de marcadores de alimentação saudável e variáveis comportamentais.

Implicações para os serviços

Os resultados obtidos podem contribuir para intervenções, programas e ações, particularmente no ambiente escolar, visando promover uma alimentação adequada e saudável.

Perspectivas

Um melhor direcionamento nas intervenções, programas e ações desenvolvidos no ambiente escolar, buscando aumentar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, juntamente com a adoção de comportamentos saudáveis.

Resumo

Objetivo:

analisar o consumo de marcadores de alimentação saudável entre adolescentes escolares de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, em 2019.

Métodos:

estudo transversal, realizado nas escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola; o consumo dos cinco marcadores (feijão, leite, frutas, vegetais cozidos, saladas cruas) em até cinco dias antecedentes ao estudo, obtido mediante questionário autoaplicado, foi definido como regular; a associação de variáveis demográficas, socioeconômicas e comportamentais com os desfechos foi analisada por regressão de Poisson.

Resultados:

entre os 797 entrevistados, 2,8% (IC95% 1,8;4,1) referiram consumo regular; o feijão foi o alimento mais consumido regularmente (48,3%); frutas, vegetais cozidos e saladas cruas foram consumidos regularmente por menos de 30% dos escolares; praticar atividade física, tomar café da manhã e realizar refeições com a família estiveram associados ao consumo regular dos alimentos avaliados.

Conclusão:

o consumo regular de alimentos saudáveis, encontrado baixo nessa população, associou-se com fatores comportamentais.

Palavras-chave:
Estudantes; Dieta Saudável; Consumo Alimentar; Comportamento Alimentar; Estudos Transversais

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com