Acessibilidade / Reportar erro

Estudo descritivo dos casos notificados de violência sexual e dos serviços de atendimento especializado em Minas Gerais, 2019

RESUMO

Objetivo

descrever o perfil sociodemográfico dos casos notificados de violência sexual (VS) e a distribuição dos serviços de atendimento ao agravo em Minas Gerais, Brasil, 2019.

Métodos

estudo descritivo dos casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e dos serviços registrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde.

Resultados

foram identificadas 4.418 notificações de VS no período, correspondendo a mais de 12 notificações/dia; houve maior frequência de notificações no sexo feminino (87,0%) e entre crianças e adolescentes (72,0%); a distribuição dos serviços mostrou vazios assistenciais em quatro das 14 macrorregiões de saúde do estado; as distâncias máximas percorridas para atendimento em serviços de referência variaram de 93 a 327 km.

Conclusão

a escassez de serviços de atendimento a pessoas em situação de VS nas microrregiões e macrorregiões de Minas Gerais sinalizam a necessidade de planejamento de políticas públicas visando aumentar o acesso a esses serviços.

Palavras-chave
Violência de Gênero; Abuso Sexual na Infância; Notificação de Abuso; Sistemas de Informação em Saúde; Epidemiologia Descritiva

Contribuições do estudo

Principais resultados

Foram registradas mais de 12 notificações de violência sexual por dia em Minas Gerais, em 2019, mais frequentes no sexo feminino, em crianças e adolescentes, pardos/pretos. Foram identificados vazios assistenciais em quatro macrorregiões do estado.

Implicações para os serviços

Observou-se a necessidade de as vítimas percorrerem grandes distâncias, para atendimento em municípios com serviço de referência na atenção integral à violência sexual, o que pode dificultar o acesso e o cuidado em tempo oportuno.

Perspectivas

Espera-se que os resultados contribuam para aperfeiçoar políticas públicas, considerando-se a necessidade de planejar estrategicamente a localização dos serviços especializados de atendimento a pessoas em situação de violência sexual.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com