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Proposição de um índice de aceitação de carne bovina

Resumo:

Crenças, normas sociais e tabus alimentares influenciam as emoções que sentimos em relação aos alimentos, sendo determinantes das nossas atitudes e comportamentos de consumo. Quanto mais um produto representar valores considerados importantes aos indivíduos, maior a chance de serem escolhidos para o consumo. Este artigo objetivou investigar níveis de zoofagia e sarcofagia para propor um índice como forma de compreender as atitudes dos consumidores em relação à carne bovina. Trezentos e oitenta e cinco pessoas responderam a um questionário estruturado que permitiu avaliar traços de personalidade e as atitudes que podem explicar o consumo de carne bovina, bem como sua rejeição. O modelo analítico escolhido para construção do índice de determinação de atitude é o método conhecido como Análise Fatorial. Para a construção do Índice Geral de Degradação (IGD), primeiramente foi proposta a construção de um índice de determinação de atitude associado ao grau de zoofagia. Os resultados indicam que a extroversão, individualismo, festividade e imediatismo foram os traços que melhor caracterizaram atitudes positivas em relação à carne bovina. Por outro lado, atitudes negativas de introspecção, reflexão, caráter emotivo e preocupação com o futuro marcaram as respostas daqueles que declararam.

Palavras-chave:
carne bovina.; consumo; zoofagia; sarcofagia; segmentação de mercado

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