Acessibilidade / Reportar erro

Jovens mulheres rurais estudantes das ciências agrárias: não querem ou não têm oportunidade de serem sucessoras?

Young rural women students of agricultural sciences: do they not want or do not have the opportunity to be successors?

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as intenções e perspectivas acerca da sucessão familiar das jovens mulheres estudantes dos cursos das ciências agrárias e áreas afins do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Sertão. O artigo focou na discussão de gênero, buscando suprir uma lacuna em estudos sobre sucessão, já que é uma dimensão pouco examinada. Participaram da pesquisa 386 jovens mulheres rurais estudantes de cursos das ciências agrárias, as quais responderam um questionário fechado, elaborado com respostas em escala Likert de 5 pontos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente no Programa para Análise Estatística de Dados Amostrados (PSPP), com análises descritiva e teste Chi-Square. Os resultados apontaram que as jovens mulheres encontram um ambiente familiar pouco favorável para serem sucessoras, especialmente por: receberem menos incentivo dos pais, sobretudo das mães, para permanecerem no campo e serem sucessoras; terem menos oportunidade de participação nas atividades operacionais e gerenciais da propriedade. Consequentemente, essas jovens têm menos interesse em serem gestoras e sucessoras da propriedade rural dos pais. A presente pesquisa concluiu que, mesmo que as jovens rurais desejassem ser sucessoras ou permanecer no campo, não é oportunizado a elas a mesma condição de igualdade, comparativamente aos jovens homens, para que se preparem e se sintam acolhidas ou desejadas como sucessoras.

Palavras-chave:
agricultoras; agricultura familiar; jovens mulheres; gênero; permanência no campo


Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br