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Politics in food markets: alternative modes of qualification and engaging

Os consumidores estão cada vez mais praticando um novo modelo de política quando fazem escolhas alimentares influenciadas por questões éticas. Nesse contexto, novos mercados emergem influenciados por esses valores e esses mercados possuem modos de qualificação específicos que valorizam os alimentos não somente por suas propriedades intrínsecas, mas também por atributos associados às formas de produção e distribuição. Esse artigo objetiva descrever os diferentes modos de qualificação política e engajamento do consumidor que operam em mercados agroalimentares, por meio de uma pesquisa com dados secundários coletados em artigos, livros, normas de certificação e sites da internet. Três tipos distintos de mercados políticos agroalimentares foram identificados: a) Comércio justo; Agricultura sustentável e c) Mercados vegetarianos. Enquanto esse último mercado está baseado no boicote de produtos indesejados, os dois primeiros focam na escolha de alternativas consideradas mais apropriadas. Diferentes tipos de engajamento são associados a esses mercados, variando de uma forma de delegação para o comércio justo, para um consumo mais participativo na agricultura sustentável, e para um engajamento do tipo estilo de vida para o vegetarianismo. Dispositivos de mercado como a certificação têm papel importante no crescimento desses mercados, mas também afetam o tipo de engajamento que é solicitado aos consumidores.

Mercados políticos; mercado de alimentos; política de alimentos; dispositivos de mercado; produtos orgânicos; comércio justo; vegetarianismo


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