Acessibilidade / Reportar erro

Por mares revoltos: a mediação política do Conselho Pastoral dos Pescadores (1968-2018)1 1 Este artigo possui alguns escritos (Ramalho, 1999, 2014, 2015) que são referências para a presente análise.

Through rough seas: the political mediation of the Pastoral Council of Fishermen (1968-2018)

Resumo:

Este escrito focaliza o trabalho do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), importante mediador da pesca artesanal no Brasil. Os objetivos são: (a) compreender como era o cenário político da pesca antes do surgimento desta Pastoral e (b) analisar as estratégias e formas de atuação desenvolvidas por este mediador político junto aos pescadores artesanais. Os procedimentos metodológicos apoiaram-se em entrevistas com dirigentes e ex-dirigentes do CPP, documentos, fontes de jornais e observação direta. Conclui-se que os rumos construídos pelas lutas das comunidades pesqueiras guardam, na ação de assessoria do CPP, um papel de destaque, uma influência decisiva.

Palavras-chaves:
Pastoral dos pescadores; Movimentos Sociais da Pesca; colônia de pesca

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br