Acessibilidade / Reportar erro

Risco da base e sua volatilidade no comércio de soja em Mato Grosso (2009 a 2019)1 1 Os autores agradecem a três avaliadores anônimos pelas sugestões, assim como aos soberianos pelas válidas contribuições nos debates realizados.

Basis risk and its volatility on the soya trade at Mato Grosso (2009 to 2019)

Resumo:

Esta pesquisa analisa a volatilidade da base em hedges de soja nos municípios de Mato Grosso (Sorriso, Sapezal, Rondonópolis, Nova Mutum e Querência) com os preços futuros dos contratos com vencimento em janeiro, março e maio comercializados em Chicago, no período de 2009 a 2019. A abordagem teórica análoga à teoria de estocagem avaliou o comportamento da base e as diferenças entre as bases no plantio e na maturação dos futuros, visando identificar a existência de padrões de ganhos ou perdas de base, bem como os períodos que os otimizam. A teoria de convergência entre preços futuros e à vista na maturidade do contrato não se confirmou; em geral, existem perdas de base e a base não permanece em seus valores históricos, conforme apontado em literaturas norte-americanas para a soja. Para contratos com vencimento em janeiro e março, quanto mais próximo do vencimento do contrato, maior a perda oriunda do diferencial de bases, diferentemente do contrato de maio.

Palavras-chave:
commodity; preços à vista; preços futuros; risco de base; hedge

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br