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Relacionamento e fidelização entre agricultores e consumidores em grupos de venda direta de alimentos agroecológicos em Florianópolis-SC

Relationship and loyalty between farmers and consumers in direct selling groups of agroecological foods in Florianópolis-SC

Resumo:

Nas últimas décadas surgiram movimentos contrários ao modelo agroalimentar hegemônico, que prezam pelos valores de qualidade, tradição, confiança e proximidade, geralmente baseados em circuitos curtos de comercialização. Este artigo analisa o relacionamento entre agricultores e consumidores e a fidelização destes, adotando a abordagem do marketing de relacionamento, em grupos de venda direta denominados células de consumidores responsáveis (CCR). A metodologia utilizada nesta pesquisa incluiu observação participante, aplicação de questionários e acompanhamento de trabalho da equipe institucional. Identificou-se que as esferas da produção e do consumo avançaram e mostraram-se interessadas no estreitamento de relações, embora ainda haja afastamento entre ambas. Os consumidores apresentaram um nível crescente de conscientização sobre suas ações quanto ao consumo alimentar responsável e manifestaram satisfação, comprometimento e fidelidade à iniciativa. Conclui-se que o projeto das CCR é um ambiente em potencial para ampliar ações e análises do marketing de relacionamento e de corresponsabilização entre consumidores e agricultores.

Palavras-chave:
circuitos curtos de comercialização; marketing de relacionamento; fidelidade de consumidores; produto orgânico

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