Acessibilidade / Reportar erro

Inovação no setor de biodiesel dos principais países produtores: o papel da demanda induzida entre 2000 e 20111 1 Este artigo é resultante da tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com apoio de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

The biodiesel sector innovation in the main producing countries: the role of induced demand from 2000-2011

Resumo:

Tem-se por objetivo investigar se a tendência de alta no preço do petróleo e as políticas públicas regulatória e fiscal afetam a inovação no setor de biodiesel. Também, se há influência da proporção do gasto do governo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A existência de uma relação entre o preço relativo do petróleo e a inovação no biodiesel é fundamentada na teoria da inovação induzida, proposta por Hicks (1932) e formalizada por Ahmad (1966). Para mensurar a inovação, empregam-se dados de patentes em biodiesel depositadas (por residentes) no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Áustria e República Checa de 2000 a 2011. Aplica-se o estimador de Método dos Momentos Generalizados (GMM2 2 Sigla em inglês: GMM - Generalized Moments Method. ) no modelo de Poisson em painel de Efeito Fixo. Os resultados indicam que o preço do petróleo e a existência de política regulatória e fiscal são fatores demand-pull, que estimulam a inovação no biodiesel por aumentar sua demanda e a expectativa de retorno. Já o investimento governamental em P&D constitui um fator technology-push, que afeta a inovação pelo lado da oferta, na medida que aumenta a capacidade tecnológica da qual o setor de biodiesel pode se beneficiar.

Palavras-chave:
biodiesel; inovação; preço do petróleo; políticas públicas

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br