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A percepção da sociologia das ausências na cadeia de suprimentos da indústria de máquinas agrícolas

Resumo

Os estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos têm tido como foco a competitividade a partir do alinhamento das empresas fornecedoras aos interesses estratégicos da empresa principal, tendo como pressuposto que esse alinhamento beneficia toda a cadeia. Nesta abordagem, ficam ocultos os interesses não atendidos dessas empresas fornecedoras ao se submeterem à subordinação da empresa principal. Este trabalho teve como objetivo compreender como a cadeia de suprimentos da indústria de máquinas agrícolas é gerenciada, tendo como categoria de análise a sociologia das ausências. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, contou com a participação de seis entrevistados, executivos de empresas fornecedoras de implementos para as três principais empresas mundiais de máquinas agrícolas. Durante a pesquisa, relacionaram-se sete dimensões da gestão da cadeia de suprimentos com o procedimento macrossociológico de investigação da sociologia das ausências. Os resultados apontaram que a gestão da cadeia de suprimentos da indústria de máquinas agrícolas promove as cinco lógicas da não existência (monoculturas), colocando as empresas menores integrantes da cadeia de suprimentos em uma situação de ausência e ocultação, desconsiderando seus saberes e interesses.

Palavras-chave:
gestão da cadeia de suprimentos; sociologia das ausências; máquinas agrícolas


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