Acessibilidade / Reportar erro

Formação de Técnico em Agropecuária no Brasil e na Espanha: Projetos de vida da juventude rural

Formation of Agricultural Technicians in Brazil and Spain: Rural youth life projects

Resumo:

Esse artigo discute a articulação entre gênero, educação técnico-profissional em Agropecuária e projetos de vida de moças e rapazes rurais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do norte do Brasil e dos Centros de Formación Agrária do norte da Espanha. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo realizado com método misto. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com 22 questões abertas e 12 questões fechadas que foram respondidas por 197 participantes (142 brasileiros e 55 espanhóis), sendo 130 rapazes e 67 moças. Para garantir a validez dos resultados, o processo de triangulação completou-se com entrevistas em profundidade a gestores educacionais (dois brasileiros e dois espanhóis) e dois jovens rurais. Os dados quantitativos foram analisados com procedimentos de estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram categorizados seguindo o processo de codificação temática. Os resultados mostram uma vinculação entre a formação profissional técnica e os projetos de vida dos jovens estudantes, com uma forte diferença marcada por gêneros, e que a opção por uma formação agropecuária entre jovens brasileiros tem uma função instrumental de abrir possibilidades de acesso a outros cursos ou outras áreas de formação, enquanto os rapazes espanhóis estão mais claramente vinculados familiarmente com as atividades agrícolas.

Palavras-chave:
Juventude Rural; formação técnica em agropecuária; projeto de vida; gênero

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br