Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2001
  • Heterarquias e as armadilhas de desenvolvimento Articles

    BRUSZT, LASZLO

    Resumo em Português:

    RESUMO A capacidade do Estado de resistir a poderosos grupos econômicos predadores depende muito da maneira como a diversidade social é representada dentro da sociedade. Essa capacidade estatal é fraca quando um único ramo do governo pode usurpar a representação do bem público entre duas eleições. Em algumas democracias que chamo de heterarquias, parceiros de coalizão, partidos em diferentes casas do legislativo, diferentes níveis e ramos do governo, agências estatais autônomas obrigam os executivos a levar em conta diversos modos de representação enquanto fazem seus programas e políticas. Tais restrições à autoridade executiva permitem que o Estado supere a distribuição direta de poderes e interesses na economia. No artigo, uso o caso russo para analisar a relação entre a fraqueza do Estado e os problemas relacionados ao desenvolvimento econômico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT State capacity to resist powerful predatory economic groups is highly dependent on the way social diversity is represented within the polity. Such state capacity is weak when a single branch of government can usurp the representation of public good between two elections. ln some democracies that I call heterarchies, coalition partners, parties in different houses of the legislature, different levels and branches of government, autonomous state agencies compel executives to take into account diverse modes of representation while making their programs and policies. Such constraints on executive authority allow the state to rise above the direct distribution of powers and interests within the economy. ln the paper I use the Russian case to analyze the relationship between state weakness and the related problems of economic development.
  • Heterarquia: Explorando ambiguidades e organizando diversidades Articles

    STARK, DAVID

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo explora o conceito de heterarquia como uma forma organizacional que é uma alternativa para hierarquias e mercados. As heterarquias são caracterizadas pela responsabilização lateral e por múltiplos princípios organizadores, ou em termos diferentes, pela inteligência distribuída e pela organização da diversidade. Os materiais empíricos são retirados da economia húngara contemporânea, onde as empresas operam em um ambiente de incerteza institucional. Uma análise da estrutura acionária das 200 maiores empresas e dos 25 principais bancos identifica propriedades distintas da rede criadas por vínculos de propriedade interorganizacional. A heterarquia contribui para a flexibilidade; mas o entrelaçamento de múltiplas lógicas de justificação coloca novos problemas de responsabilização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper explores the concept of heterarchy as an organizational form that is an alternative to hierarchies and markets. Heterarchies are characterized by lateral accountability and multiple organizing principles, or in different terms, by distributed intelligence and the organization of diversity. Empirical materials are drawn from the contemporary Hungarian economy where firms operate in an environment of institutional uncertainty. An analysis of the ownership structure of the largest 200 firms and the top 25 banks identifies distinctive network properties created by ties of inter-organizational ownership. Heterarchy contributes to flexibility; but the interweaving of multiple logics of justification poses new problems of accountability.
  • Impactos das relações Banco Central x Bancos Estaduais no arranjo federativo pós-1994: Análise à luz do caso Banespa Articles

    GARMAN, CHRISTOPHER; LEITE, CRISTIANE KERCHES DA SILVA; MARQUES, MOISÉS DA SILVA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo indica, por meio do estudo de caso do processo de federalização do Banespa, que deve haver sérias reservas quanto à ideia atual de que houve centralização do poder no governo central imposta pelo executivo federal nos anos 90. O caso Banespa é um estudo de caso crítico, pois demonstra que a reestruturação do sistema bancário estadual não é causada pelo governo federal em nome da manutenção do processo de estabilização econômica. Os autores argumentam que o acordo envolvendo a situação dos bancos estaduais foi fruto de uma negociação política entre o governo estadual e o governo federal. Assim, a atual reestruturação do sistema federativo pode ser melhor explicada por um processo de negociação entre os ramos do governo do que pela reestruturação imposta pelas pessoas maior escalão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article indicates, through the case study of the Banespa federalization process, that there should be serious reservations concerning the current idea that there was centralization of power in the central government enforced by the federal executive in the 1990’s. The Banespa case is a critical case study as it demonstrates that the restructuring of the state banking system is not caused by federal government in the name of the maintenance of economic stabilization process. The authors argue that the agreement involving the situation of state banks was the fruit of a political bargaining between the state government and the federal government. Thus, the current restructuring of federative system can be better explained by a bargaining process between the branches of the government than by the restructuring enforced by the top people.
  • Dólar por Pesos? A economia política da dolarização na América Latina Articles

    STARR, PAMELA K.

    Resumo em Português:

    RESUMO A capacidade da dolarização de gerar crescimento estável na América Latina, apesar da instabilidade ocasional no sistema financeiro internacional, foi objeto de significativa análise econômica nos últimos anos. No entanto, pouca atenção foi dada à política dessa questão. Este artigo tenta preencher esse vazio examinando os fatores políticos e econômicos que influenciam a eficácia política da dolarização. O artigo revisa o debate teórico e político no qual a questão da dolarização está situada e, em seguida, desenvolve um modelo informal das variáveis políticas e econômicas que influenciam a viabilidade da dolarização. Conclui que, embora a dolarização possa ser a opção política correta para alguns países da América Latina, é improvável que beneficie a maioria. A maioria dos países latino-americanos se beneficiaria mais ao abordar diretamente as forças conhecidas para promover a instabilidade econômica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The capacity of dollarization to generate stable growth in Latin America despite occasional instability in the international financial system has been the subject of significant economic analysis in recent years. Yet very little attention has been afforded to the politics of the issue. This paper attempts to fill this void by looking at both the political and the economic factors which influence the policy effectiveness of dollarization. The paper reviews the theoretic and policy debate within which the dollarization question is situated and then develops an informal model of the political and economic variables which influence the viability of dollarization. It concludes that although dollarization may be the correct policy choice for some Latin American countries, it is unlikely to benefit the majority. Most Latin American countries would benefit more from directly addressing the forces know to promote economic instability.
  • Flexibilização produtiva e reestruturação espacial: considerações teóricas e um estudo de caso para a indústria de calçados no Brasil e no Nordeste Articles

    GALVÃO, OLÍMPIO J. DE ARROXELAS

    Resumo em Português:

    RESUMO O processo de globalização, o surgimento de novos paradigmas tecnológicos, a crescente introdução de mecanismos de mercado nas economias e a formação de blocos regionais de comércio trouxeram profunda reestruturação produtiva entre os diversos setores da atividade humana. Essas mudanças estão forçando os formuladores de políticas a prever novas formas de intervenção nas regiões, em todos os países, para que possam enfrentar os novos desafios que o desenvolvimento regional está colocando nos dias atuais. Este trabalho procura apresentar os principais aspectos de um novo cenário mundial, caracterizado pela introdução de processos de flexibilização produtiva e pela criação de novos espaços industriais e faz um estudo de caso de reestruturação na indústria de calçados no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The process of globalization, the emergence of new technological paradigms, the increasing introduction of market mechanisms in the economies and the formation of regional trade blocs, have brought about deep productive restructuring amongst the various sectors of human activity. These changes are forcing the policy makers to envisage new ways of intervention in the regions, in all countries, so that they can face the new challenges that regional development is posing in the present days. This work attempts to present the major aspects of a new world scenery, characterized by the introduction of processes of productive flexibilization and the creation of new industrial spaces and makes a case study of restructuring in the shoe industry in Brazil.
  • Uma nota sobre crescimento, bem-estar e políticas públicas Articles

    FERREIRA, PEDRO CAVALCANTI

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta nota, os efeitos de crescimento e bem-estar das políticas fiscais e monetárias são investigados em quatro economias em que o investimento público faz parte do processo produtivo. É demonstrado que o crescimento é maximizado em níveis positivos de imposto de renda e inflação, mas que não há relação direta entre tamanho do governo, produtividade e crescimento ou entre inflação e crescimento. No entanto, a menos que não haja transferências, conflitos políticos ou bens públicos na economia, a maximização do crescimento não implica a maximização do bem-estar e a taxa tributária ideal e o tamanho do governo são maiores do que aqueles que maximizam o crescimento. O dinheiro não é superneutro e a taxa ideal de criação de dinheiro está abaixo da taxa maximizada de crescimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT ln this note the growth and welfare effects of fiscal and monetary policies are investigated in four economies where public investment is part of the productive process. It is shown that growth is maximized at positive levels of income tax and inflation but that there is no direct relationship between government size, productivity and growth or between inflation and growth. However, unless there are no transfers, no political conflict or public goods in the economy, maximization of growth does not imply welfare maximization and the optimal tax rate and government size are greater than those that maximize growth. Money is not superneutral and the optimal rate of money creation is below the maximizing rate of growth.
  • Políticas Públicas e Competitividade da Agricultura Articles

    CARVALHO, MARIA AUXILIADORA DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Nas últimas três décadas, o setor agrícola dos países menos desenvolvidos perdeu competitividade. A forte política agrícola explicaria o ganho nos países mais desenvolvidos. Sua política agrícola não mudou, mesmo quando o governo adotou uma estratégia liberal. Somente a União Europeia demonstrou ganhos de competitividade o tempo todo. Se considerarmos que, no início, apresentava a pior situação em termos de vantagem comparativa, podemos concluir que sua Política Agrícola Comum causou grande diversidade comercial e contribuiu para a redução da eficiência econômica mundial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last three decades the agricultural sector of the less developed countries has lost competitiveness. The strong agricultural policy would explain the gain in the most developed countries. Their agricultural policy didn’t change, even when the government adopted a liberal strategy. Only European Union has demonstrated gains in competitiveness during all of the time. If we consider that at the beginning it showed the worst situation in terms of comparative advantage, we can conclude that its Common Agricultural Policy has caused big trade diversion and contributed to the reduction of the world economic efficiency.
  • Incompetência e Confidence Building por trás de 20 Anos de quase estagnação da América Latina Articles

    BRESSER-PEREIRA, LUIZ CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO A América Latina permaneceu quase estagnada em termos per capita nos últimos vinte anos. As causas originais são bem conhecidas: a crise da dívida inter-relacionada e a crise fiscal do estado. Mas por que os países latino-americanos demoraram tanto para recuperar a estabilidade macroeconômica? Não apenas porque o ajuste fiscal e as reformas orientadas para o mercado foram controladas pelos grupos de interesse, mas também porque, mesmo quando os formuladores de políticas estavam livres de restrições políticas, eles cometeram graves erros políticos: erros que derivavam de incompetência técnica ou emocional e de uma subordinada “estratégia de construção de confiança”, que implicava fazer tudo o que as agências internacionais e mercados financeiros esperassem para obter crédito e credibilidade, em vez de usar seu próprio julgamento para tomar decisões e projetar as reformas necessárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Latin America remained almost stagnant in per capita terms in the last twenty years. The original causes are well known: the interrelated debt crisis and the fiscal crisis of the state. But why Latin American countries took so long to recover macroeconomic stability? Not only because fiscal adjustment and market oriented reforms were checked by interest groups, but also because, even when policymakers were free from political constraints, they nevertheless often made serious policy mistakes: mistakes that derived from technical or emotional incompetence, and from a subordinate “confidence building” strategy, that implied doing everything they supposed international agencies and financial markets would expect in order to achieve credit and credibility, instead of using their own judgment to make decisions and design required reforms.
  • Contribuições de Edith Penrose às Teorias do Progresso Técnico na Concorrência Oligopolista Review Article

    SZMRECSÁNYI, TAMÁS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo revisa as contribuições de Edith T. Penrose (1914-1996) às teorias do progresso técnico dentro da competição oligopolística. Baseia-se principalmente no capítulo VII de sua seminal Teoria do Crescimento da Empresa, publicada pela primeira vez em 1959.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reviews the contributions of Edith T. Penrose (1914-1996), to the theories of technical progress within oligopolistic competition. It is mainly based upon chapter VII of her seminal Theory of the Growth of the Firm, published for the first time in 1959.
Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br