Acessibilidade / Reportar erro

A economia neoclássica: uma análise lakatosiana Da cheia do mainstream até sua implosão * * O subtítulo faz alusão ao texto de Mário Possas intitulado "A cheia do mainstream" (1995). Agradeço os comentários de um parecerista anônimo; isto permitiu retificar certos erros, reestruturar e melhorar assim substancialmente este trabalho. Obviamente, continuo sendo inteiramente responsável pelo conteúdo deste artigo.

The Neoclassical economics: a Lakatosian analysis. Fom full minstream until its implosion

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo definir, a partir de uma abordagem lakatosiana, o Programa de Pesquisa Científica (PPC) Neoclássico. Para tal fim, vou comparar este programa com aqueles oriundos da nova economia institucional (Coase e Williamson) e da nova economia da informação (Akerlof, Grossman e Stiglitz) e, usando a noção de implosão, vou destacar os seus limites. Depois de discutir o método de Lakatos e, baseando-se em sua abordagem, definirei o PPC neoclássico, e explicarei em que consiste a implosão do SRP neoclássico.

PALAVRAS-CHAVE:
epistemologia econômica; economia neoclássica; critério de demarcação

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br