Acessibilidade / Reportar erro

Emprego, inovação tecnológica e crescimento no Brasil: um resultado a partirda Matriz de Insumo-Produto* * O autor agradece os comentários e sugestões de Maria de Lourdes Rollemberg Mollo e Lorena Brandão bem como as recomendações de dois pareceristas anônimos. Eventuais erros e omissões são de inteira responsabilidade do autor.

Employment, technical change and growth in Brazil: a conclusion from Input-Output Matrix

RESUMO

O debate sobre o desemprego tecnológico se acentua quando as inovações disruptivas ganham destaque, como é o caso recente da inteligência artificial. No entanto, tais análises frequentemente ignoram o crescimento econômico e a demanda agregada no tratamento do desemprego. Este artigo analisa o que vem acontecendo com os empregos no Brasil a partir da decomposição estrutural da Matriz Insumo-Produto. O que constatamos é que, com exceção da agricultura, os setores foram geradores de empregos de 2000 a 2015. Além disso, os ganhos de demanda foram capazes de compensar as perdas de empregos decorrentes do progresso tecnológico.

PALAVRAS-CHAVE:
Matriz de Insumo-Produto; mudança estrutural; desemprego tecnológico; crescimento da demanda

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br