Acessibilidade / Reportar erro

Ondas longas de crescimento econômico na Ásia e na Europa Ocidental, 1950-2020: existem aspectos de causação e contradição circular-cumulativa?

RESUMO

Este artigo discute algumas análises comparativas entre o padrão de desempenho econômico na Ásia e na Europa Ocidental durante os anos 1950-2020 através da perspectiva das economias políticas. Os desempenhos econômicos da Ásia e da Europa Ocidental são investigados por meio de alguns fatos estilizados no sentido de fatores econômicos. Três análises são usadas para explicar o padrão geral dessas regiões. Em primeiro lugar, este estudo examina o padrão de crescimento do PIB per capita durante os anos 1950-2020, com foco em vários países dessa região. Em segundo lugar, a análise captura o padrão de vínculos de variáveis econômicas nesta região relacionadas ao princípio da Causação Circular e Cumulativa (CCC) e contradição. Em terceiro lugar, a análise emprega uma perspectiva histórica sustentada pelos resultados da segunda análise. Esta terceira análise é crucial para apreciar o desempenho econômico global da Ásia e também o processo de deterioração do fenômeno ocidental por meio de ondas longas, incluindo a ocorrência de recessão e crises financeiras. As instituições da globalização e do neoliberalismo que colocaram o poder do capital promoveram várias vezes uma crise financeira durante as décadas de 1980-2020. A crise financeira é retratada por contradições nas ligações estruturais entre os fatores econômicos na Europa Ocidental durante o período.

PALAVRAS-CHAVE:
Economia política; crescimento econômico; onda longa; causalidade circular e cumulativa; contradição

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br