Acessibilidade / Reportar erro

Quando o deslocamento acadêmico e a internacionalização se intersectam, diferentes abordagens para inclusão no Ensino Superior: contribuições do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, Paraná - Brasil.

Resumo:

As universidades possuem um papel único em facilitar a integração de cientistas deslocados na comunidade acadêmica, promovendo a inclusão. Simultaneamente, instituições de ensino superior ao redor do mundo estão cada vez mais enfatizando a internacionalização, visando atrair e apoiar um corpo docente e discente diverso. Este artigo tem como objetivo discutir como as iniciativas focadas na integração de cientistas deslocados no ensino superior brasileiro se relacionam com os esforços de internacionalização institucional. Examinamos o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, Paraná, Brasil. Ao combinar análise de literatura/documentos e entrevistas com atores-chave, examinamos a motivação inicial das universidades e participantes, e as externalidades resultantes da implementação para fornecer algumas reflexões. O estudo revela que o programa tem o potencial de fazer uma contribuição significativa para a internacionalização e diversidade no ensino superior, e simultaneamente, abordar questões de justiça social.

Palavras-chave:
acadêmicos deslocados; internacionalização; diplomacia científica; Ucrânia; conflitos armados

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios SRTV/N Edificio Brasília Radio Center , Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02, CEP 70719-900 Brasília-DF Brasil, Tel./ Fax(55 61) 3327-0669 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: remhu@csem.org.br