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A OLIMPÍADA ESCOLAR E A ESPORTIVIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPÍRITO SANTO: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES (1946-1954)

THE SCHOOL OLYMPICS AND THE SPORTIVIZATION PHYSICAL EDUCATION IN ESPÍRITO SANTO: CONTINUITIES AND ISCONTINUITIES (1946-1954)

RESUMO

Analisa a temática da Olimpíada Escolar no Estado do Espírito Santo entre 1946 e 1954. Objetiva compreender a relação da Olimpíada Escolar com o processo de esportivização da Educação Física. Opera com o conceito decivilidade desenvolvido por Elias (1992) e Da Matta (1994), e com o modelo do paradigma indiciário e decircularidade proposto por Ginzburg (1989, 2000). Utiliza como fonte os jornais A Gazeta e A Tribuna e o arquivo pessoal de Aloyr Queiroz de Araújo. As Olimpíadas Escolares constituíram um importante evento para o governo e para a sociedade capixaba. Esse acontecimento tinha como foco os estudantes do ensino secundário, com o objetivo de envolvê-los em um projeto nacional, educativo e civilizatório que, por sua vez, era coordenado, entre os anos de 1946 e 1954, pelo Serviço de Educação Física, localizado na Escola de Educação Física do Espírito Santo.

Palavras-chave:
Olimpíada Escolar; Escolarização; Educação Física; Espírito Santo

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