“Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade” |
Karla Adriana Martins Bessa 1 |
História |
2007 |
UFU/Uberlândia |
Cadernos Pagu/A2 |
“Desconstruindo Gênero em ‘Todo Sobre Mi Madre’. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade” |
Natanael D. Azevedo; Maria I. B Menezes; Djaneide J. A. Silva |
Letras |
2018 |
UFRPE/Recife |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
“A rebeldia do cinema de mulheres no Brasil: os desafios de Maria do Rosário Nascimento e Silva, em anos de ditadura civil-militar” |
Alcilene Cavalcante de Oliveira |
História |
2020 |
UFG/Goiás |
Cadernos Pagu/A2 |
“Disidencias sexuales en Argentina: tres películas del siglo XXI” |
Santiago Peidro 1 |
Psicologia e História do cinema |
2017 |
UBA/Buenos Aires |
Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos |
“Imágenes de la diversidad: El movimiento de liberación LGBT tras el velo del cine” |
Nina Chaparro e Soraya Estefan Vargas |
Direitos Humanos e Direito/Ciências Sociais |
2011 |
Universidad del Rosario/Bogotá |
Culturales |
“Reflexividade metapragmática sobre o cinema de Almodóvar numa interação online: indexicalidade, escalas e entextualização” |
Clarissa Gonzalez e Luiz Paulo da Moita Lopes |
Linguística Aplicada |
2018 |
UFRJ/Rio de Janeiro |
Trabalhos em Linguística Aplicada/A1 |
“O gênero do desejo: sexualidade e universo moral no cinema de Pedro Almodóvar” |
Paloma Coelho |
Ciências Sociais |
2018 |
PUC/Belo Horizonte |
Iberoamericana/B1 |
“‘Como cheguei a ser o que sou’? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70” |
Karla Adriana Martins Bessa 2 |
História, Artes e Ciências Sociais |
2017 |
UNICAMP/Campinas |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“À Luz de uma revolta: a festa e o after de The Boys in the Band” |
Markus Volker Lasch e Renato Barreto Pereira |
Letras |
2021 |
UFSP/São Paulo |
Ilha do Desterro/A1 |
“Una hermeneutica de sexualidades anti-identitarias en el cine argentino contemporâneo” |
Santiago Peidro 2 |
Psicologia e História do cinema |
2018 |
UBA/Buenos Aires |
Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana |
“Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres al borde” |
Glauco B. Ferreira |
Antropologia |
2015 |
UFSC/Florianópolis |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“Fortunas y adversidades del revisionismo: cine queer y Contracorriente” |
Dorian Lugo Bertrán |
Teorias culturais e Estudos Queer |
2014 |
UPR/San Juan |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“Desvelando imagens: o visível e o indizível na pele que habitamos” |
Debora Breder e Paloma Coelho |
Antropologia do Cinema/ Ciências Sociais |
2017 |
UCP/Petrópolis e PUC/Belo Horizonte |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“Dos casos de intersexualidad en el cine argentino” |
Santiago Peidro 3 |
Psicologia e História do cinema |
2013 |
UBA/Buenos Aires |
Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana |
“Teorías de género y cine. Un aporte a los estudios de la representación” |
Paula Iadevito |
Ciências Sociais |
2014 |
UBA/Buenos Aires |
Universitas Humanística |
“Entre lo propio y lo ajeno: modulaciones identitárias fronterizas en Pedro Almodóvar, Eduardo Mendicutti y Luis Antonio de Villena” |
Adriana Virginia Bonatto |
Literatura/Estudos de Gênero |
2017 |
UNLP/La Plata |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“O documentário como instrumento na educação para combater o preconceito de gênero: o caso Maria Luisa” |
Valmor Rhoden, Jéssica Dalcin da Silva, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
Educação |
2019 |
UFSM/Santa Maria |
Holos/B2 |
“Corporalidade e desejo: Tudo sobre minha mãe e o gênero na margem” |
Sônia Weidner Maluf |
Antropologia |
2002 |
UFSC/Florianópolis |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenção e pesquisa” |
Ângelo Brandelli Costa, Manoela Carpenedo e Henrique Caetano Nardi |
Psicologia Social |
2011 |
UFRGS/Porto Alegre |
Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana |
“A cidade de São Paulo e os territórios do desejo: uma etnografia do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual” |
Marcos Aurélio da Silva 1 |
Antropologia |
2013 |
UFSC/Florianópolis |
Eco-Pós/B1 |
“A criança queer no cinema e as subversões das normas de gênero e sexualidade na escola” |
Jamil Cabral Sierra e Maria Rita de Assis César |
Educação |
2016 |
UNISC/Santa Cruz do Sul |
Reflexão e Ação/B1 |
“Cinema Queer Latinoamericano: diálogos e entrelaçamentos em gênero e (homo) sexualidades por meio dos filmes ‘Plata Quemada’ e ‘Morango e Chocolate’” |
Sulivan Charles Barros 1 |
Sociologia |
2015 |
UFG/Goiânia |
Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas/B1 |
“Cinema, Antropologia e a construção de mundos possíveis: o caso dos festivais de cinema da diversidade sexual” |
Marcos Aurélio da Silva 2 |
Antropologia |
2015 |
UFMT/ Cuiabá, UFSC/Florianópolis |
Aceno/B3 |
“Construção de gênero, laços afetivos e luto em Paris Is Burning” |
Raquel Parrine |
Literatura |
2017 |
Universidade de Michigan/Ann Arbor |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“Pedagogias do desejo no cinema queer Contemporâneo” |
Érica Sarmet e Mariana Baltar |
Comunicação e Cultura/ Cinema |
2016 |
UFF/Niterói |
Textura/B2 |
“Comunicação, juventude e diversidade” |
Saraí Schmidt e Pamela Stocker |
Educação/Comunicação e Informação |
2013 |
UFRGS/Porto Alegre |
Revista Eptic B1 |
“Do cinema contemporâneo à diversidade cultural/sexual no país” |
Wilton Garcia 1 |
Comunicação |
2015 |
UNISO/Sorocaba |
Revista Comunicação Midiática/B1 |
“Afeto, imagem e memória no filme Como esquecer: estudos contemporâneos” |
Wilton Garcia 2 |
Comunicação |
2018 |
UNISO/Sorocaba |
Intercom -Revista Brasileira de Ciência da Comunicação |
“O filme Hoje eu quero voltar sozinho e o desafio artístico em presença da pluralidade e sensibilidade homossexual no uso das provocações da pós-modernidade” |
Francisco Acioly de Lucena Neto e Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly |
Comunicação e Letras |
2020 |
Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Varsóvia |
Cinema & Território |
“Gênero, sexualidade e esporte no cinema” |
Allyson Carvalho Araújo |
Educação Física e Comunicação |
2014 |
UFRN/Natal |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento/B2 |
“Gêneros inteligíveis em cena: o cinema e a produção de verdades sobre os corpos” |
Luciene Galvão-Viana e Isalena Santos Carvalho |
Psicologia |
2014 |
UFP/Recife, UFM/São Luís |
Athenea Digital/B1 |
“Homossexualidades projetadas - A personagem homossexual no cinema brasileiro” |
João Bosco Hora Góis |
Serviço Social |
2002 |
UFSC/Florianópolis |
Revista Estudos Feministas/A1 |
“Ma vie en rose: identidade, corpo e gênero no cinema francês contemporâneo” |
Adair Marques Filho e Flávio Pereira Camargo |
Cultura Visual/ Literatura |
2010 |
IESB/Brasília, UEG/Goiânia |
Revista Opsis/B2 |
“Militância LGBT, Memória e Extensão universitária: reconstruindo história de resistência a partir da produção de um documentário em Palmas/Tocantins” |
Bruna Andrade Irineu e Mariana Meriqui Rodrigues |
Serviço Social/Educaçâo |
2015 |
UFT/Palmas |
Revista Feminismos/B3 |
“O choque do real na narrativa cinematográfica Azul é a Cor Mais Quente: reflexões sobre cultura e estética” |
Otacílio Amaral Filho, Sérgio do Espírito Santo Ferreira Júnior e Tarcízio Macedo |
Comunicação e cultura/ Ciências da Comunicação/ Ciências da Comunicação |
2017 |
UFPA/Belém |
Sessões do Imaginário/B1 |
“O cinema e suas interfaces com gênero, sexualidade e educação física” |
Suelen de Souza Andres e Angelita Alice Jaeger |
Educação Física/Ciência do Movimento |
2016 |
IFRS/Porto Alegre, UFSM/Santa Maria |
Revista Holos/B2 |
“Olhe pra mim de novo: um road movie documental sobre diversidade cultural/sexual” |
Wilton Garcia 3 |
Comunicação |
2016 |
UNISO/Sorocaba |
Doc On-line/B1 |
“Embatimentos poéticos no filme Praia do Futuro” |
Wilton Garcia 4 |
Comunicação |
2018 |
UNISO/Sorocaba |
Famecos/A2 |
“Fluidez e possibilidades: reflexões múltiplas e decoloniais em torno do filme Corpo elétrico, de Marcelo Caetano” |
Ertz Clarck Melindre dos Santos |
Psicologia |
2019 |
UNESP/São Paulo |
Revista Espaço Acadêmico/B3 |
“Os mundos do cinema queer: da estética ao ativismo” |
Karl Schoonover e Rosalind Galt (Trad. Karla Bessa) |
Cultura Média e Moderna/ Cultura Média e Moderna |
2015 |
Universidade de Minnesota/Minneapolis, Universidade de Columbia/Nova York |
ArtCultura B1 |
“Quem deve viver, quem precisa morrer: a importância semiótica das narrativas dos filmes de ficção científica na manutenção da ordem sociocultural dos gêneros e das sexualidades” |
Edilson Brasil de Souza Júnior |
Comunicação |
2011 |
UALG/Faro |
Mediação B3 |
“Reflexiones acerca de la caída del padre y las minorías sexuales” |
Santiago Peidro 4 |
Psicanálise |
2013 |
UDE/Medellín |
Revista Affectio Societatis |
“Tatuagem, deboche e carnaval? Algumas reflexões sobre a política LGBT contemporânea a partir de uma antropologia do cinema e de uma festa que não existe mais” |
Marcos Aurélio da Silva 3 |
Antropologia |
2017 |
UFMT/Cuiabá |
Teoria e cultura/B5 |
“Velhos amores: a representação dos homossexuais idosos em curtas contemporâneos” |
Alisson Machado, Marlon Santa Maria Dias e Flavi Ferreira Lisboa Filho |
Comunicação/ Comunicação Social/Ciência da Comunicação |
2013 |
UFSM/Santa Maria |
Mediação/B3 |