Accessibility / Report Error
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 33, Issue: 2, Published: 1999
  • Bibliography review about children' accidents Artigos Originais

    Souza, Luiza Jane Eyre Xavier de; Barroso, Maria Grasiela Teixeira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo do estudo consistiu em apresentar uma revisão bibliográfica dos acidentes com crianças. Utilizaram-se as pesquisas documental e bibliográfica como metodologia. Os dados evidenciam que o acidente com criança é um dos maiores problemas de saúde pública na Inglaterra. Nos Estados Unidos aconteceram, em 1989, cerca de 2.700 mortes como resultado de acidentes em crianças abaixo de 11 anos. No Brasil, também registram-se elevados índices de atendimentos envolvendo os acidentes domésticos e, em Fortaleza, no Ceará, esses casos também são identificados. Conclui-se que os acidentes com crianças são alarmantes e merecem atenção específica com uma abordagem preventiva.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The study's proposal was to evidence a. bibliography review about children' accidents. The bibliography and documental researches were used as methodology. The data made clear that children accidents are the bigger public health problem in. England. In the United States, in 1989, had happened about 2.700 deaths as accident results in children under 1.1 years old. In. Brazil has been registered high index of attendance at pediatric emergencies that involves home accidents. It has been concluded that these cases have been increasing and they need special attention and preventive approach.
  • Do we comfort? We deal with human beings without being aware of our humanness Artigos Originais

    Mussi, Fernanda Carneiro

    Abstract in Portuguese:

    Faço um convite à reflexão propondo um confronto entre o que pensam, esperam e precisam alguns pacientes e familiares quanto ao conforto e comportamentos habituais adotados pelas pessoas do sistema de atendimento nas interações com seus clientes. Se o conforto, na perspectiva dos clientes, está associado a uma prática humanística que comportamentos profissionais podem se constituir em obstáculos para a sua promoção? A reflexão se estende a compreensão de fatores que influenciam os comportamentos profissionais e a identificação de possíveis caminhos para. a promoção de um prática humanística.

    Abstract in English:

    Reflections are intended to propose a confrontation between patients and families' thoughts, expectation, and needs regarding comfort and the usual behaviors adopted by health care agents during their interactions the clients. If comfort as viewed by patients is seen as a humanistic practice, which professional attitudes can become an obstacle to comfort? Reflections are also associated to factors that determine professional behaviors and the identification of the paths for a more humanistic practice.
  • The patients's perception during their stay in the intensive care unit Artigos Originais

    Guirardello, Edinêis de Brito; Romero-Gabriel, Cláudia Adalgisa A.; Pereira, Isabel Cristina; Miranda, Alba Franzão

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo procura identificar a percepção do paciente sobre sua permanência na UTI. A amostra constituiu-se de10 pacientes, submetidos à cirurgia cardíaca e que receberam intervenção psicológica somente após a alta da UTI. Para a coleta e análise dos dados, utilizou-se uma abordagem qualitativa (análise de conteúdo). Os resultados sugerem que o paciente possue uma visão esteriotipada da UTI, vinculada à ideia de sofrimento e morte; o enfermeiro ocupa um importante papel nos momentos de fragilidade, dependência física e emocional; a dor, por seu caráter subjetivo, individual e emocional, é inevitável por estar relacionada aos procedimentos e, muitas vezes, associada ao sofrimento físico.

    Abstract in English:

    The purpose of this study is to identify the patients's perception during their stay in the ICU. The sample was composed by ten patients, who had gone to cardiac surgery. They received psychological assistance only after their discharge from the ICU. The data was obtained throw a qualitative approach, using a content analysis. The results suggest that the patients have a. stereotyped view about the ICU, linked with the idea of suffering and death; the nurses play an important role during fragility moments, physical and emotional dependence; the pain, by its subjective nature, individually and emotionaly, is inevitable, because it is related to procedure and usually it is associated to physical suffering.
  • Preliminary study of the relationship between the cardiopulmonary arrest time and its consequences in patients who underwent trauma Artigos Originais

    Bertelli, Andréia; Bueno, Márcia Regina; Sousa, Regina Márcia Cardoso de

    Abstract in Portuguese:

    Foi proposta desta pesquisa obter subsídios para iniciar ou manter manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) especificamente em vítimas de trauma. A duração da parada e reanimação cardiopulmonar de sobreviventes foi descrita, assim como, o desempenho cerebral e mortalidade dessas vítimas 24, 48 e 72 horas após tais eventos terem ocorrido. Com os resultados dessa caracterização estudou-se a relação entre tempo de parada e reanimação cardiorrespiratória, e, mortalidade. Os dados foram obtidos em plantões no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Grande parte das vítimas (93,4%) apresentaram trauma grave e a principal "causa mortis" foi trauma crânio-encefálico. A sobrevivência ao período de 72 horas foi de 10%. A avaliação de 72 horas, das vítimas sobreviventes a parada cardiorrespiratória (PCR) de causa traumática mostrou mau desempenho cerebral dessas vítimas no período. A sobrevida após o primeiro episódio de PCR relacionou-se mais consistentemente com o tempo de PCR das vítimas de trauma do que o tempo de RCP. O tempo de PCR <4 minutos e de RCP <20 minutos relacionou-se a uma sobrevida superior a 72 horas.

    Abstract in English:

    The proposal of this research was to obtain parameters to start or maintain cardiopulmonary resuscitation (CPR) in victims of trauma. The duration of the cardiac arrest and the CPR of the survivors was described, as well as the cerebral performance and the mortality of these victims 24, 48 and 72 hours after these events had happened. With the results of this caracterization the relation between duration of cardiac arrest time, CPR and mortality were described. Data for this report were coleted in Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo emergency departament. A big amount of the victims (93, 4%) presents severe trauma and main cause of death was brain injury. Survival at 72 hours after CPR was 10%. The assessment, during the 72 hour period, of the survivors from cardiac arrest of traumatic cause has shown bad cerebral performance of those victims in that period of time. The survivor after the first episod of CPR was strongly related to cardiac arrest time when compared with CPR time. The time of cardiac arrest ¡Ü 4 minuts and CPR ¡Ü 20 minuts was related to survival more than 72 hours.
  • Making something more: a nursing students experience nursing care in the family context Artigos Originais

    Neman, Fabiana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo desvelar a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Para tal utilizou-se entrevistas analisadas com a perspectiva fenomenológica, que permitiram identificar 4 temas nos discursos, os quais revelaram existir uma dimensão relacional entre a situação motivadora, o sentimento emergido, a ação desencadeada e a reflexão elaborada sobre o processo. FAZENDO ALGO A MAIS configurou-se como o fenômeno deste estudo e consolidou-se assim, porque o aluno frente a situação motivadora é tocado por ela, se permitindo ver para e além do "ser-doente", sendo motivado a acolher o paciente e sua família. O aluno entende que ao assistir nesse contexto está fazendo algo além do habitual, compreendendo o "ser-doente" como um ser saudável, membro de uma família que no momento encontra-se doente. O aluno termina por refletir a demanda do papel profissional, principalmente a dimensão emocional do "ser-enfermeiro" e repensa toda a interação existente no cuidar em enfermagem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study sough to understand how nursing students experience nursing care in the family context. Phenomenology was used to interpret data colleted using interviews with the students. Four themes were uncovered and MAKING SOMETHING MORE emerged as the phenomenon who integrated the motivacional situation perceived by the students, their feelings, their actions, and their reflections about the lived experience.
  • The mother's representation of the child with down syndrome Artigos Originais

    Sigaud, Cecília Helena de Siqueira; Reis, Alberto Olavo Advíncula

    Abstract in Portuguese:

    Desenvolvido à luz da Teoria das Representações Sociais, o estudo buscou compreender a representação social da mãe acerca da criança com Síndrome de Down. Participaram nove mães, cujos filhos tinham idade escolar e frequentavam um serviço especializado no município de São Paulo. Os dados, obtidos por entrevista semi-estruturada e individual, foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, especificamente a análise temática. Os resultados apontaram para urna representação da criança na qual predominaram elementos negativos, levando a mãe a experimentar sentimentos ambivalentes em relação ao filho e comportar-se de modo superprotetor.

    Abstract in English:

    The present thesis was developed based on "The Social Representations Theory" and its purpose was to understand the mother's representation of the Down syndrome child. The subjects were nine mothers of Down syndrome patients between the ages of six and twelve, at a São Paulo specialized facility. The study material was obtained through semi-structured and individual interview, and examined by means of content analysis, particularly the thematic analysis. The results pointed to a maternal representation of the child with a predominance of negative components. Based on that perception the mother experienced ambivalent feelings and behaved in a overprotective way.
  • Nature and severity of injuries in traffic accident victims Artigos Originais

    Sallum, Ana Maria Calil; Koizumi, Maria Sumie

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo retrospectivo que teve por objetivo caracterizar a natureza e gravidade da lesão de pacientes hospitalizados, vítimas de acidente de trânsito de veículo a motor através da Abbreviated Injury Scale (AIS). Foram analisadas 220 vítimas internadas em uma Instituição referência para trauma em São Paulo, Brasil. Do total de pacientes, 111 eram pedestres, 83 ocupantes de auto e 26 ocupantes de moto. As lesões mais frequentes localizaram se em membros/cintura pélvica e cabeça/pescoço para toda população do estudo com gravidade de lesão AIS £ 3. Faleceram 45 vítimas, sendo dois terços de pedestres.

    Abstract in English:

    The objective of this retrospective study is to characterize the nature and severity of injuries of hospitalized traffic accident victims using the "Abbreviated Injury Scale" (AIS). Two-hundred and twenty such patients in a trauma reference hospital in Sao Paulo, Brazil were assessed. One-hundred and eleven of them were pedestrians, eighty three vehicular passengers and twenty-six motorcyclists. The most common injuries were of the limbs, pelvic girdle and head/neck. Injury severity in all these patients was AIS= 3. Two-thirds of the forty-five victims who died were pedestrians.
  • Pedagogical and conceptual models acting on nursing education planning: a bibliographic review Artigos Originais

    Antunes, Maria José Moraes; Shigueno, Luiza Y. Okudaira; Meneghin, Paolo

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.

    Abstract in English:

    This paper looks historically and critically at the pedagogical and conceptual models using by nurses during five cycles of Brazilian. History in nursing education. This article examines the patterns of nursing education while this historical time and suggests to include pedagogic models based on problem solving in nursing health practice.
  • Regarding the process of making laws Artigos Originais

    Oguisso, Taka; Schmidt, Maria José

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho apresenta uma síntese simplificada do processo de elaboração de lei, a partir de sua conceituação jurídica, requisitos, hierarquia das normas, etapas da tramitação nas duas casas do Congresso Nacional, necessidade de quorum e sanção presidencial até um projeto de lei ser transformado em lei. Tem por objetivo auxiliar os enfermeiros e outras pessoas interessadas no assunto a participar no desenvolvimento de sua profissão através de leis que atendam melhor aos interesses profissionais da classe.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper presents a simplified summary of the process to make laws. It starts from the juridical concepts, requirements needed, hierarchy of the Brazilian laws, the need to follow proper steps through channels and committees within. The National Congress, quorum required until its final approval with the presidential sanction, when a project of law becomes an enacted law. The purpose is to help nurses anal other interested people to participate in the development of their profession. through, laws which better fulfill the professional interests of the group.
  • Requirements for academical working in nursing schools: perspectives for the subject Artigos Originais

    Ide, Cilene Aparecida Costardi

    Abstract in Portuguese:

    O ensaio aponta perspectivas para a questão da admissão e da progressão na carreira docente em Enfermagem.

    Abstract in English:

    The article presents perspectives to admission and development int he nursing teaching profession.
  • The changing practice and teaching in psychiatric nursing Artigos Originais

    Barros, Sônia; Silva, Ana Luisa Aranha e; Lopérgolo, Ana Cristina Delgado; Pitta, Ana Maria Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In the context of recent changes that are taking place in the field of mental health care in Brazil, the University has the responsibility to redimensioning human, resources qualification of mental health workers: At the Mental Health Care and Educational Program of the University of São Paulo and São Paulo Health Office (São Paulo/Brazil), an experience still in course, the nursing students attending to psychiatric nurse training evaluated that theoretical practical education, dealing with health care issues in the field of Psychosocial Rehabilitation purpose, at the same time that directly interferes in the qualification of practices, simultaneously develops the students attitudes and knowledge that qualify them to perform coherent practices in accordance with rehabilitation models of care.
  • Nursing students expectations regarding their inicial hospital training Artigos Originais

    Carvalho, Maria Dalva de Barros; Pelloso, Sandra Marisa; Valsecchi, Elizabeth A.S.S.; Coimbra, Jorséli A.H.

    Abstract in Portuguese:

    A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.

    Abstract in English:

    The first experience in hospital training may create tensions and anxieties. These feelings interfere negatively in the teaching - learning process. The aim of this paper was to investigate the expectations of Nursing Fundamentals II students regarding their initial hospital training. Second-year students of the Nursing Course offered by Universidade Estadual de Maringá (state of Paraná, Brazil,) were chosen as subjects of this investigation. The students revealed a state of anxiety when confronting technical procedures, relationship with patients and evolution. By reflecting on these aspects instructor the may increase the teaching-learning efficiency and humanize the professional training.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br