Acessibilidade / Reportar erro

Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool

RESUMO

Objetivo:

Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo.

Método:

Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro.

Resultados:

O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos.

Conclusão:

A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.

DESCRITORES
Materiales Educativos y de Divulgación; Adolescente; Etanol; Grupo de Ascendencia Continental Africana; Enfermería Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br